O que é rating e pra que ele serve?

O que é rating? 

Apesar de ser uma questão simples para quem já pratica Xadrez, muitas pessoas que estão iniciando sua aventura pelo universo de 64 casas ainda não sabem do que se trata.

Rating é o valor numérico que representa a força de um enxadrista. Também conhecido com ELO, é o que determina previamente a força de jogo de um jogador e possibilita a comparação de sua força de jogo com a de outros enxadristas. Logicamente, quanto maior o valor do rating de um jogador, mais forte é esse jogador.

Vários sites, federações estaduais, nacionais além de organizadoras de eventos possuem seu próprio sistema de rating para classificar os jogadores, porém o sistema oficial internacional de pontuação é estabelecido e calculado mensalmente pela FIDE - Federação Internacional de Xadrez.

 

Através do rating é possível conhecer os 100 melhores enxadristas do mundo ou de um país. A lista é calculada mensalmente e está disponível no site da FIDE.

 

Como faço para obter meu rating?


Cada organizadora tem seu próprio critério, mas normalmente obtem-se jogando um número determinado de partidas em torneio.

Na CBX - Confederação Brasileira de Xadrez ou na FIDE, (que regulamenta e calcula rating oficial internacional) é necessário participar de uma competição oficial e jogar pelo menos 6 partidas. Além disso, é necessário estar em dia com a anuidade de jogador que pode ser realizada no site da CBX. Já na LBX - Liga Brasileira de Xadrez não há custos, basta apenas jogar um torneio válido para rating LBX e no mês seguinte já terá seu rating calculado.

 

E como o rating aumenta ou diminui?

 

Ele varia de acordo com a performance dos jogadores em torneios. Os torneios do tipo IRT são torneios válidos para cálculo de rating oficial da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Já outras organizações e federações podem utilizar de outros critérios, porém o mais comum é a disputa de partidas em torneios.

 Top ratings

O site chess2700 organiza os ratings de acordo com diversos filtros e modalidades

O Rating também é um dos critérios utilizados para tornar-se Mestre em Xadrez ou Grande Mestre em Xadrez.

Para tornar-se Mestre Nacional (MN) no Brasil é necessário atingir a marca de 2200 pontos e solicitar o título juntamente com a CBX - Confederação Brasileira de Xadrez. Já na LBX - Liga Brasileira de Xadrez  poderão requerer o título de Mestre da Liga Brasileira de Xadrez (MLBX) todos aqueles que tiverem conquistado ou vierem a conquistar 2300 pontos nos ratings rápido e blitz e 2200 pontos no rating clássico.

 

Um rating para cada modalidade

 

A FIDE também reconhece como oficial um rating para cada tipo de modalidade em Xadrez, ou seja, um jogador pode ter três ratings diferentes de acordo com o ritmo, um Clássico, outro Rápido e um Relâmpago, ou blitz.

Top ratings

Standart corresponde ao rating Clássico, Rapid ao Rápido e Blitz à modalidade Relâmpago

 

Os maiores de todos os tempos…

Os maiores ratings da atualidade são calculados mensalmente pela FIDE, que Top Ratings FIDE a lista todo primeiro dia de cada mês.
Já alguns feitos são tão incríveis que ficam para a história, como as situações a seguir:

Maior tempo no topo do mundo: Garry Kasparov que mesmo aposentado ostenta seus 2812 de rating, foi campeão do mundo por 15 anos e sustentou a maior pontuação do esporte por incríveis 20 anos (!).

 Garry Kasparov

Mais tempo no trono da modalidade

Maior rating já atingido: O norueguês Magnus Carlsen atingiu a incrível façanha de obter 2882 em Maio de 2014. O antigo recorde era dele mesmo e antes disso de Kasparov.

 Magnus Carlsen

O atual campeão do mundo e recordista em rating, Magnus Carlsen

Maior rating feminino: A húngara Judit Polgar sustentou o topo do ranking feminino por nada mais nada menos que 25 anos.

 Judit Polgar

A húngara Judit Polgar é considerada a Rainha (Dama) da modalidade pelo longo tempo no topo da lista mundial

O maior Rating atual: Hoje os maiores ratnigs masculino e feminino são respectivamente do atual campeão Magnus Carlsen com 2855 e da chinesa Hou Yifan que tem 2663. (Informações de maio/2016, mensalmente o rating é recalculado portanto as informações podem estar diferentes)

 

O vídeo abaixo ilustra de forma criativa os 10 maiores ratings ao longo de toda a história do Xadrez profissional.



 

 

E você, já possui rating? Pra você, qual foi o melhor jogador de todos os tempos? Não esqueça de deixar seu comentário e curtir nossa página no Facebook. Até a próxima ;)


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • O que significa ESTAVOS?

    O que significa ESTAVOS?

    A palavra ESTAVOS é um acrônimo entre as palavras, Estratégia, Tática e objetivos. Esses três conceitos são estudados por jogadores de Xadrez de diversos níveis. Conceitos estes que se pararmos pra pensar, são essenciais no cotidiano. E onde isso se aplica? Na vida!

  • O Xadrez nas Olimpíadas

    O Xadrez nas Olimpíadas

    Será realizada entre os dias 01 e14 de setembro de 2016 a 42ª Olímpiada de Xadrez na cidade de Baku no Azerbaijão. Diversas pessoas, quer estejam no ambiente do Xadrez ou não possuem dúvidas sobre a participação da modalidade Xadrez nos jogos olímpicos. Qual o motivo da modalidade não participar das olimpiadas juntamente com outras modalidades? Como é o evento olímpico do Xadrez? Quais as principais equipes e como anda o desempenho dos atletas brasileiros nesse tipo de competição?

  • Dicas de Torneio: Quais os principais critérios de desempate no Xadrez?

    Dicas de Torneio: Quais os principais critérios de desempate no Xadrez?

    Diferente de alguns esportes como vôley, basquete e judô, no Xadrez é possível o empate. E que participa de torneios e competições de Xadrez, já deve ter se deparado com a seguinte situação: dois ou mais jogadores empatam na pontuação ao final do torneio, porém, um deles fica na frente e outro consequentemente fica uma ou mais posições atrás. Mas qual o motivo? Como funcionam esses tais critérios de desempate? Para entender de uma vez por todas os critérios e não se surpreender ou decepcionar em seu pós torneio, explicaremos os principais critérios utilizados nos torneios oficiais.

  • Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    As vantagens e os motivos de anotar suas partidas O sistema de Notação Algébrica é a maneira oficial adotada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) para registrar uma partida. Os livros, revistas e as partidas dos Mestres e Grandes Mestres disponíveis na internet, assim como todo material disponível sobre Xadrez também seguem esse modelo de escrita. 

  • Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Empate: pode valer como uma vitória, ou doer mais que uma derrota Nem toda partida de Xadrez termina com o xeque mate, como já foi visto. Existem 7 casos onde acontece o empate no Xadrez. Vamos aprender todas elas agora, e vale lembrar que esses casos merecem atenção especial, pois muitas vezes o jogador confunde um caso de empate com xeque mate.

  • Aprenda Xadrez #9 - Relógio de Xadrez

    Aprenda Xadrez #9 - Relógio de Xadrez

    Como utilizar e as modalidades do jogo de acordo com o tempo  

  • 5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    Preparamos uma super lista  com 5 excelentes aplicativos para jogar Xadrez no seu smartphone ou tablet!

  • Aprenda Xadrez #8 - En passant, não passes pelo meu ataque!

    Aprenda Xadrez #8 - En passant, não passes pelo meu ataque!

    En Passant, não passes por meu ataque! Existem algumas regras no jogo de xadrez que se não compreendidas direito podem gerar dúvidas em algum momento. Para não ficar para trás nem descobrir as regras só na hora da partida com seu oponente te ensinando "na prática", é importante conhecer todas as regras do Xadrez, incluindo os movimentos extraordinários como Roque, Promoção de peão e En passant.  Vamos lá?

  • Vem aí o IRT Brasiliense de Xadrez Amador 2016

    Vem aí o IRT Brasiliense de Xadrez Amador 2016

    O Campeonato IRT Brasiliense de Xadrez Amador 2016 - Sub 2200 vai agitar o Xadrez de Brasília entre os dias 17 (sexta-feira) e 19 (domingo). O torneio é responsável por apontar o Campeão Brasiliense de Xadrez sub-2200 além de garantir duas vagas para a final do Campeonato Brasiliense Absoluto de Xadrez 2016. O evento é realizado pela Federação Brasiliense de Xadrez, organização da Academia ESTAVOS e apoio do Venâncio Shopping.

  • Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Agora que já sabemos que o Rei é a peça mais importante e que o principal objetivo do Xadrez é dominar o Rei adversário, é importante aprendermos como cuidar da segurança do Rei.

  • O que é o Cadastro de Jogadores CBX e como fazer?

    O que é o Cadastro de Jogadores CBX e como fazer?

    A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) assim como outras federações, mantém uma base de dados de jogadores que participam de competições oficiais do esporte. O cadastro é obrigatório para os atletas que queiram participar de torneios oficiais da entidade e também para os torneios da modalidade internacional, que é o caso dos IRTs (International Rating Tournament). Confira nesse artigo o que é o Cadastro de Jogadores CBX, para que serve e como fazer o seu!

  • Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

    Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

      Mas o que esse jogo tem de tão especial? "O Xadrez deu aos homens uma mensagem de elevação intelectual levando-os a regiões superiores do conhecimento e provendo-lhes de uma fonte inesgotável de emoções”.Uvencio Blanco

  • Kasparov volta a jogar! Ôhhh.. O Campeão voltou...

    Kasparov volta a jogar! Ôhhh.. O Campeão voltou...

    Kasparov volta a jogar! Ôhhh.. O Campeão voltou... E para delírio dos amantes do Xadrez, a lenda viva Garry Kasparov jogará um torneio de exibição nessa quinta, 28 e sexta feira 29/04.

  • 6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    Várias são as lições que o Xadrez apresenta para nossa vida. Desde as habilidades cognitivas, como concentração, foco, memória, velocidade no raciocínio, até valores como honestidade, perseverança, paciência e disciplina. E quando falamos sobre gestão e liderança não é diferente. O jogo de Xadrez tem muitas analogias pertinentes para o ambiente empresarial que vão desde o foco no objetivo até o trabalho em equipe. Veja neste artigo 6 habilidades do Xadrez para sua empresa ou sua carreira

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom